Marcos Tand é escritor, roteirista ,cantor , estudante de jornalismo,cinema e teatro. E eu começo agradecendo sua disponibilidade e perguntando: Como é que você administra tudo isso?
Marcos:Primeiramente, eu é que agradeço o enorme prazer de ceder essa entrevista á você. Nossa, essa pergunta é muito difícil de responder objetivamente, porque eu não tenho uma fórmula, uma agenda sabe. Eu costumo fazer tudo isso num intervalinho mínimo entre as atividades do dia a dia. Cantar, já é uma coisa mais minha, não sou profissional, até ás vezes tenho esse desejo, mas por enquanto fico fazendo minhas turnês no banheiro mesmo! (risos)
Inicio de carreira
O.M: Quando e como você descobriu que gostava de escrever?
Marcos:Desde pequeno eu escrevo de tudo. Eu realmente descobri o gosto por inventar histórias quando li meu primeiro livro sozinho, que foi “Os Miseráveis”. Depois veio Harry Potter e outras literaturas. Sempre estive nesse universo literário e audiovisual, sempre fui muito de ver TV e ler livros, revistas, o que fosse. Então isso meio que nasceu comigo.
O.M: Qual a importância dessa escrita na sua vida?
Marcos: Nossa, é meu alimento. Não consigo ficar sem escrever durante muito tempo, já me testei. Eu fico me sentindo um nada, um cara inexistente. Eu tenho que escrever algo sabe, nem que seja uma simples opinião sobre algo.
O.M: Você tem alguma mania ou algum ritual como preparo na hora de escrever?
Marcos: Não, sabe que nem tenho... Mas uma boa caneca de café ou chocolate (quente ou frio) ajuda bastante a focar e viajar ao mesmo tempo.
O.M: Todo bom escritor lê livros de bons autores, quais são os seus autores preferidos?
Marcos: Nossa eu divago entre vários do meu seleto time. Não leio qualquer coisa, u tenho uma série de critérios a serem preenchidos, aí sim eu vejo se realmente embarco na leitura. Eu sou fã de J.K Rowling, Sidney Sheldon, Ágatha Christie, Clarice Lispector, C.S Lewis, Machado de Assis, Augusto dos Anjos, Edgard Allan Poe e atualmente to curtindo bastante a Fernanda Young.
O.M: Você já escreveu para teatro, conte um pouco desse momento da sua vida.
Marcos: Um momento inesquecível com pós e contras como em qualquer experiência. Eu aprendi bastante convivendo ali no meio teatral, por trás dos palcos. Fiz um laboratório de antropologia pesado! (risos). Mas, foi válido sim, gostei bastante, mas tive que dar uma parada pra me dedicar à faculdade. Quando eu me sentir novamente preparado pretendo voltar com força total.
Atualmente
O.M: Atualmente você mantém dois blogs: “Blog do Tand” e o “Noite Preta”, como surgiu a ideia de cria-los?
Marcos: A ideia foi super espontânea sabe, eu queria expor o meu “trabalho”, ser visto, divulgar não importando se o reconhecimento seria imediato ou não. Estou me sentindo parcialmente realizado.
O.M: Quais os seus planos futuros em relação a sua obra nesse momento?
Marcos: Bom, pretendo continuar “Noite Preta” até conseguir finalizá-la. Como é a minha primeira obra audiovisual televisiva, eu pretendo divulgá-la e tentar conseguir notoriedade com ela, vai que alguma emissora me vê? (risos)
OM: Além do blog que outras mídias você quer usar para alcançar o seu público?
Marcos: Eu gosto muito do Twitter e do Facebook, que hoje em dia são as redes sociais mais usadas. Uso também o apoio dos webnode’s de webnovelas, onde eu sou colunista semanal.
OM: Por falar em blog, em seu perfil do twitter você se define como: “roteirista á procura do sucesso!” Ai eu te pergunto: Que sucesso é esse menino? (Me Sentindo a Marília Gabriela.)
Marcos: Quando me refiro á sucesso, quero dizer simplesmente ser reconhecido pelo que faço. O que todo mundo quer. Viver disso sabe, contribuir com a cultura, contribuir com os meios de comunicação. Entreter, fazer rir, chorar, causar emoções diversas. Simplesmente causar!(risos)
O mercado
O.M: Como você enxerga o mercado de trabalho para pessoas que criam trabalhos artísticos e intelectuais no Brasil?
Marcos: Nossa no primeiro momento é muito escasso, principalmente se onde você mora não existe uma forte base cultural. É bem difícil. Mas quando você realmente quer, você vai atrás, dá a cara a tapa e consegue seu lugarzinho ao sol, e é só isso que eu quero.
O.M: Dê um conselho ás pessoas que assim como você estão em busca do sucesso.
Marcos: Esse é o conselho que eu me dou todos os dias: Não desista de você mesmo! Quem acredita sempre alcança, esteja o seu sucesso onde estiver! Tente, invente e um dia você vai ver o resultado lindo dessa auto-aposta.
Bate bola, jogo rápido.
Deus: Tudo em tudo!
Escrever: Vida. Alimento. Néctar.
Ídolo: Gente que batalha e consegue o que quer. Esse tipo de gente se torna ídolo, pelo menos pra mim.
Sonho: Me tornar um dos melhores escritores e roteiristas do mundo, com trabalhos no cinema, na TV. No Brasil e no mundo.
Marcos por Marcos: Um cara que romântico, gente fina demais que sonha demais em viver daquilo que mais ama e se garante em fazer: Escrever, Contar Histórias.
Foi bom está com você (música da Xuxa), muito obrigado pela entrevista.
Ficamos por aqui, Inté e Axé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário